quarta-feira, 20 de junho de 2007
terça-feira, 12 de junho de 2007
Que é que se passa?
Numa terra tão pequena como o nosso concelho é mau sinal quando duas das suas maiores instituições entram em crise directiva. Pior ainda é quando essas instituições são os Bombeiros e o maior clube local, o S. C. Courense. Para agravar o cenário, estas crises vem-se arrastando em ambas as instituições desde há uns anos.
Pelo que tenho lido nos jornais de Coura e pelo que ouço por aí, a primeira impressão com que fico é que quem assume os cargos de liderança por vontade própria apenas o faz por protagonismo e sempre com segundos objectivos, normalmente politicos. Aqueles que são empurrados para esses cargos apregoam aos quatro ventos que só lá estão por favor, mas o que querem mesmo é lá estar. O que eu tiro disto tudo é que os courenses deixaram de acreditar na boa vontade das pessoas que ocupam postos de direcção nessas instituições e passaram a vê-los como abutres que estão ali apenas para dar o "salto" para uma carreira politica. Já não se acredita que alguém trabalhe só para o bem da comunidade em geral sem daí não retirar algum proveito. Além disto, quer-me parecer também que os courenses deixaram de se identificar com ambas as instituições, o que significa possivelmente que deixaram também de se identificar com Paredes de Coura. Esta descrença, que começa nas instituições que melhor nos tem servido nos últimos anos, começa a afectar os courenses no que respeita ao futuro do concelho!Será ela resultado de algumas das más politicas dos nossos governantes que apenas quiseram deixar obra feita para mostrar que fizeram alguma coisa e nunca pensaram a sério no futuro do concelho? Ou os courenses apenas estão descrentes porque lhes apetece?
P.S:Como acredito na boa vontade das gentes de Coura, deixo aqui registado que no dia 15 de Julho das 9.00 às 12.30 irá realizar-se uma recolha de sangue para possiveis dadores de medula óssea!apareçam por lá..
Postado por Ricardo Marinho at 19:06 2 comentários
terça-feira, 5 de junho de 2007
É já em Tui...
Li ontem numa reportagem do Jornal de Noticias que o salário médio dos nossos vizinhos galegos já vai nos 1240 euros enquanto que o salário médio da Região Norte de Portugal (sim, é o local onde vamos sobrevivendo..) atinge o valor impressionante de 635 euros!!Segundo o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Carlos Lage, a prosperidade galega de hoje resulta de "boas opções em matéria de política macro-económica e de despesa pública", aplicadas ao território espanhol no seu todo.Trago esta noticía aqui porque uma dessas boas opções aplicadas em território de nuestros hermanos foi a REGIONALIZAÇÃO...E porque é que nenhum governo toma a decisão de avançar com ela?Porque é que três décadas e 16 governos constitucionais depois do 25 de Abril, está por cumprir um objectivo de democratização da Administração?Acho que todo o Portugal teria a ganhar, em especial as regiões mais desfavorecidas, mas os senhores de Lisboa querem continuar a mandar para poderem decidir acerca de tudo..Que feia esta tradição centralizadora da Administração e dos partidos!!Enquanto a regionalização não avança Portugal continua o retrato pintado por Eça de Queirós...Eu recuso-me a continuar a fazer apenas parte da paisagem e quero mais e melhor para Coura..Os nossos líderes regionais não sabem(talvez por falta de interesse...) o que queremos em termos desta matéria e por isso também não exigem do governo que avance com a regionalização!Temos que lhes dar um sinal do que queremos!E que melhor sinal do que discutir o assunto?
P.S.:Além de salários mais altos, ainda tem direito à siesta...
Postado por Ricardo Marinho at 02:27 5 comentários