terça-feira, 5 de junho de 2007

É já em Tui...


Li ontem numa reportagem do Jornal de Noticias que o salário médio dos nossos vizinhos galegos já vai nos 1240 euros enquanto que o salário médio da Região Norte de Portugal (sim, é o local onde vamos sobrevivendo..) atinge o valor impressionante de 635 euros!!Segundo o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Carlos Lage, a prosperidade galega de hoje resulta de "boas opções em matéria de política macro-económica e de despesa pública", aplicadas ao território espanhol no seu todo.Trago esta noticía aqui porque uma dessas boas opções aplicadas em território de nuestros hermanos foi a REGIONALIZAÇÃO...E porque é que nenhum governo toma a decisão de avançar com ela?Porque é que três décadas e 16 governos constitucionais depois do 25 de Abril, está por cumprir um objectivo de democratização da Administração?Acho que todo o Portugal teria a ganhar, em especial as regiões mais desfavorecidas, mas os senhores de Lisboa querem continuar a mandar para poderem decidir acerca de tudo..Que feia esta tradição centralizadora da Administração e dos partidos!!Enquanto a regionalização não avança Portugal continua o retrato pintado por Eça de Queirós...Eu recuso-me a continuar a fazer apenas parte da paisagem e quero mais e melhor para Coura..Os nossos líderes regionais não sabem(talvez por falta de interesse...) o que queremos em termos desta matéria e por isso também não exigem do governo que avance com a regionalização!Temos que lhes dar um sinal do que queremos!E que melhor sinal do que discutir o assunto?

P.S.:Além de salários mais altos, ainda tem direito à siesta...

5 comentários:

Antonio Almeida Felizes disse...

Caro Lauta,

Sobre esta matéria, convido-o a dar uma vista de olhos ao

Regionalização

Cumprimentos

Anónimo disse...

Mas os galegos também produzem infinitamente mais.

Anónimo disse...

Bom arranque de blog. Parabéns caro Lauta. Um voto de louvor pela coragem em assumir a identidade.

Quanto à questão da regionalização. Há pouco tempo assisti a uma conferência bastante interessante sobre o desenvolvimento regional inserida na temática do novo quadro de financiamento da UE. Não deixa de ser interessante ouvir um homem do PSD que foi acérrimo opositor da Regionalização dizer peremptoriamente que estava errado e, se hoje a questão se voltasse a pôr, assumiria campanha pela posição contrária. Uma tristeza… cada vez mais, Portugal é Lisboa, sobretudo Lisboa, e Porto. Agora essa parece ser uma verdade institucionalmente reconhecida; passou a ser quando se disse que a margem sul é um deserto (não me recordo das palavras exactas). E a Norte? O que há a Norte? Sinto que sou era um resistente, fiz questão de voltar a casa para exercer a minha profissão. Prometi que não saía. Quem me conhece sabe que estou tentado a quebrar essa promessa…

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras de felicitações protocolares do amigo Exorcista. Em abono da verdade diga-se que, para começo, o blog não está nada mal.

Ora bem, regionalização...É tão complicado falar de regionalização, sobretudo, se se já tiver lido algumas coisas sobre o assunto.

Não vou para aqui começar com teoria e dizer que a regionalização está prevista na nossa Constituição, e por isso, há uma inconstitucionalidade por omissão.Mas vou dizer duas ou três coisinhas, que considero mais ajustadas para o efeito.

Primeiro: a instituição de regiões administrativas foi rejeitada por referendo, e para quem não sabe, muito graças a um Senhor, Marcelo Rebelo de Sousa,que politicamente, ganhou duas coisas, dois referendos, o do aborto e o da regionalização.

Quanto a isto quero frisar apenas o seguinte, não percebo como é que uma coisa que está na lei das leis pode ser alvo de referendo, e depois, o mais estranho é que apesar do refendo ainda lá se mantêm, mas isso já são fait-divers.

Seguindo, e para que não restem dúvidas, eu sou pró-regionalização, mas para mim é um modelo como qualquer outro. Se bem aplicado é interessante, mal aplicado é um buraco de corrupção, basicamente de tachos.

Depois, gera problemas interessantíssimos. Como vocês são malta que gosta de Futebol e já que falaram de Espanha, digo-vos só isto, já pensaram porque é que a Espanha nunca ganhou nada em termos da Selecção.
De certeza que não foi por não terem bons jogadores. Se pensarem um bocadinho, a Espanha é uma miséria, grandes jogadores, mas...

Há alguns estudos que já foram passados para documentários que concluem basicamente neste sentido: não existe um sentimento de pertença(união, etc.), muito graças à regionalização.

Depois,em países onde existem regiões , regra geral existem entidades extremistas, vejam a ETA...

A regionalização é uma coisa muito séria, não pode ser, só porque parece que é bom, ou, este modelo não serve...venham outros.

Parabéns pelo bolg, se continuares com este nível...apareço mais vezes.

Anónimo disse...

Foda-se nunca pensei que a gente de paredes fosse tão inteligente. A maior parte só reclama e fumam ganzas. Lutem, trabalhem, mostrem que não estão à espera do país. paleio de bloguistas é o que há mais, jornaleiros nem um. E eu que preciso de gente para tratarem da minha quinta.